ANAIS DO I TEAMACariri

Para acessar direto da Editora ABarros utilize o link a baixo:

Baixe o arquivo no formato PDF ou imprima a parte que desejar:

APRESENTAÇÃO

Dr. George Pimentel Fernandes[1]

A caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com relativa frequência, contempla a peculiar diferença no desenvolvimento da comunicação. Inegavelmente, muitos concordam que o processo de comunicação é uma condição sine qua non para a concretização do processo de formação humana. Consequentemente, pode-se dizer que a comunicação é extremamente relevante. E na perspectiva mais ampla - digo social - é possível deduzir que as diferentes formas de socialização de um conhecimento, como o Autismo, tendem a favorecer a compreensão daquilo que é indispensável para a boa e sensata convivência social.

A realização do I TEAMA Cariri - Congresso Caririense de Autismo, constituiu um grande desafio. Em especial, para todos aqueles que fazem a AMA Cariri. Uma instituição comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas que desenvolve ações inclusivas. Na efetivação de sua missão, a AMA Cariri tem promovido momentos de convivência com os pais/responsáveis, não apenas para que ocorra a tão importante troca de experiencia, mas, também, a relação direta com profissionais competentes e comprometidos com esta causa. Desta forma, tem favorecido a realização de verdadeiros mutirões para que aconteça o atendimento multiprofissional que resulta em um diagnóstico e/ou atendimento personalizado.

A AMA Cariri, aberta ao diálogo e, consequentemente, a novas sugestões/contribuições, com suas parcerias mantém o compromisso de contribuir para a socialização do conhecimento a respeito do autismo. Assim sendo, dentre o leque de suas ações, tem promovido palestras, encontros com os pais, mobilizações junto ao Poder Público, bem como, a difusão do conhecimento científico a respeito do Autismo. Neste sentido, ressalto o I TEAMA Cariri - Congresso Caririense de Autismo. Com este evento a AMA Cariri denotou coerência com sua missão. A concretização aconteceu com:

- Palestras: na página https://ama-cariri.webnode.com/palestrantes/ o leitor identificará os temas juntos aos nomes dos palestrantes;

- Exposições oral: ao todo foram 24 (vinte e quatro) trabalhos;

- Pôsteres: foram apresentados 8 (oito) trabalhos; alistados em ambas as modalidades a partir da página https://ama-cariri.webnode.com/trabalhos-aprovados/.

Por ter sido um evento ON LINE, I TEAMA Cariri possibilitou o acesso para toda e qualquer pessoa interessada. Com uma programação bastante diversificada, o evento contou com a participação de pais/responsáveis, pessoas autistas e os estudiosos/pesquisadores da área. Aqui, destacamos alguns das facetas tratadas: família e participação paterna, alfabetização, psicoterapia, terapia medicamentosa e outras, musicoterapia, pandemia e aprendizagem. A leitura desta obra aponta para a contínua valorização da comunicação (difusão do conhecimento), bem como, a perspectiva de um próximo evento.

[1] FERNANDES, George Pimentel- Doutorado em Educação pela UFRN - 2004; Mestrado em Educação pela UFPB - 1998; Licenciatura em pedagogia pela UECE - 1985. E-mail: pimentelcrato@gmail.com

© Frank Lane Macêdo Machado. Professor, Servidor Público, Pai de Pessoa com Autismo, Presidente em exercício da AMA Cariri  -  CEL. (88) 9 9203 2596 / 9 9712 6357 - E-mail: moesia-mv@hotmail.com;  franklanehott@gmail.com
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora